Expo Lua 50

Exposição sobre os 50 anos dos primeiros passos humanos na Lua

2019 marca o 50º aniversário da chegada dos primeiros seres humanos à Lua.

Este acontecimento, motivado em larga medida pela rivalidade geopolítica entre as duas superpotências da época, os Estados Unidos e a União Soviética, é um dos mais importantes marcos na história da exploração espacial. 

A exposição Em Paz e em Nome da Humanidade – 50 anos dos primeiros passos humanos na Lua, desenvolvida pelo NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia), com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, pretende assinalar em 29 painéis as etapas mais importantes desta grande aventura, cujo momento áureo aconteceu a 20 de julho de 1969, com a chegada da missão Apollo 11 da NASA à Lua, seguida da emocionante descida para a superfície lunar do astronauta Neil Armstrong.  

Foi realmente “um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a Humanidade”, mas depois de um curto período de exploração, a Humanidade acabou por abandonar as missões lunares tripuladas. Porém, o regresso ao satélite natural da Terra já está marcado, para daqui a poucos anos!

A exposição pode ser vista entre 2 e 31 de julho de 2019.

Local: Paredão de Cascais – entre a Piscina Oceânica Alberto Romano e a Praia das Moitas.

20 de julho – 21h – Visita Guiada à Exposição

A 20 de julho de 2019, dia em que precisamente se celebram 50 anos deste tão importante acontecimento, haverá uma visita guiada à exposição, por José Saraiva, membro do NUCLIO, que irá explicar cada um dos painéis expostos ao público presente.
A visita será seguida de observação do céu noturno com telescópios, se as condições meteorológicas forem favoráveis.
Local: Paredão de Cascais – Entre a Piscina Oceânica Alberto Romano e a Praia das Moitas (passagem inferior à Av. Marginal que liga ao Parque Palmela).
 

 

2019 marks the 50th anniversary of the arrival of the first humans to the Moon.

The exhibition In Peace And For All Mankind – 50 years of the first human steps on the Moon, developed by NUCLIO with the support of the Municipality of Cascais, aims to mark the most important stages of this great adventure, which culminated on July 20th 1969 with NASA’s Apollo 11 mission landing on the Moon and the remarkable first steps of Neil Armstrong on lunar’s surface.

From July 2nd to 31st 2019

Where: Cascais seawall (Paredão) – between Alberto Romano Oceanic Pool and Praia das Moitas.

July 20th – 9:00 pm – Guided Tour to the Exhibition

Jose Saraiva, from NUCLIO, will host a guided tour of the exhibition, followed by observation of the night sky with telescopes.