Atividades

O projeto CELESTE tem algo diferente para todos os públicos.

celeste-v3-litebg-horiz-big

Ao longo dos anos, o NUCLIO construiu uma importante rede de contactos e associações com outras instituições da mesma área, tornando-se representante nacional de vários projetos, e assumindo a coordenação internacional de outros, como o que leva à construção de comunidades de apoio à utilização de abordagens inovadoras no ensino das Ciências (Golab, Inspiring Science Education, Open Discovery Space, etc), nomeadamente com recurso à metodologia Inquiry, mas também de uma rede mundial de educação em Astronomia, o Galileo Teacher Training Program, e do recém-criado Portuguese Language Expertise Centre da IAU (União Astronómica Internacional).

A nível da divulgação da ciência o NUCLIO é o representante para Portugal das iniciativas nessa área da União Astronómica Internacional, do programa de astronomia para crianças Universe Awareness, do projeto internacional Astronomers Without Borders, entre outros.

Neste quadro de relações institucionais a nível internacional, envolvendo um extenso trabalho de implementação, realização de reuniões de consórcios internacionais, organização de conferências e outras atividades afins e inerentes à participação nestes grandes consórcios (alguns envolvendo mais de 25 países a nível Europeu), o NUCLIO considera que constitui um passo lógico avançar, em colaboração com a CMC, com a criação de uma estrutura própria para conduzir as atividades ligadas à aprendizagem e ensino das Ciências e formar a semente de um futuro ainda mais sólido nesta área, com a previsível criação de um centro com existência física onde todas as capacidades científicas e pedagógicas do NUCLIO possam ser postas ao serviço da população do concelho de Cascais e na representação internacional do nosso país em projetos chave da União Europeia, da União Astronómica Internacional e outras iniciativas nacionais e internacionais.

 O CELESTE será assim uma extensão do NUCLIO, e estará permanentemente centrado na execução de um variado programa de atividades, as quais são desenhadas com a preocupação de manter o mais estrito rigor científico e com a intenção de contribuir para que o ensino e aprendizagem das Ciências se faça de uma forma inovadora e muito mais atraente para os jovens.  O CELESTE terá ainda como missão devolver ao público em geral o investimento feito pelo concelho em prol da inovação e da literacia científica na forma de ações de promoção da ciência.

ATIVIDADES

O NUCLIO planeia levar a cabo, através do funcionamento do CELESTE, um extenso programa de atividades de diversas ordens, com especial ênfase em atividades hands-on/minds-on dedicadas à astronomia e à exploração espacial.

Existem 3 públicos-alvos para estas atividades: estudantes/escolas, professores e público em geral/famílias. Além disso, organizamos 2 festas por ano em que juntamos todos.

Estudantes/Escolas

Professores

Público em geral/Famílias

Festas