Festa das Estrelas

O conhecimento é também motivo de Festa, com estrelas no céu e na Terra.

A Festa das Estrelas é um evento que junta professores e alunos que ao longo do ano letivo participam nos projetos nacionais e internacionais promovidos pelo NUCLIO, permitindo assim a partilha de experiências e resultados.

Em 2019, a Festa das Estrelas é essencialmente dedicada ao projeto internacional Stories of Tomorrow, no qual estão a participar ao longo do ano letivo professores e alunos do 5º ano de escolaridade de várias escolas do nosso país, com o apoio do NUCLIO.

Este projeto, cujo tema principal é uma Missão a Marte, propõe a introdução de abordagens criativas no ensino interdisciplinar da área das ciências e artes (STEAM). Usa o conceito de contar histórias em plataformas digitais e técnicas de aprendizagem por inquiry como catalisadores para que os alunos adquiram experiência científica, desenvolvendo ao mesmo tempo a sua imaginação e criatividade. O Stories of Tomorrow é financiado pela Comissão Europeia e envolve 15 parceiros de 10 países, contando com cerca de 300 alunos e perto de 30 professores.

Durante a Festa das Estrelas, que terá lugar no dia 8 de junho de 2019, das 14h30 às 17h00, no auditório da Casa das Histórias – Paula Rego, em Cascais, os alunos e professores das escolas portuguesas envolvidas no projeto terão a oportunidade de apresentar alguns dos seus trabalhos. Toda a comunidade escolar e familiares serão bem-vindos!

Programa da Festa das Estrelas 2019:

14h30 – Sessão de Abertura
14h45 – Apresentação do projeto Stories of Tomorrow
15h00 – Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas:

  • Agrupamento de Escolas da Cidadela
  • Agrupamento de Escolas de Carcavelos
  • Agrupamento de Escolas Piscinas-Olivais

17h00 – Encerramento

Data: 8 de junho de 2019

Local: Casa das Histórias Paula Rego – Avenida da República, 300, 2750-475 Cascais