Festa das Estrelas

O conhecimento é também motivo de Festa, com estrelas no céu e na Terra.

festa_das_estrelas_no_local_data_transp

A Festa das Estrelas é um evento que junta professores e alunos que ao longo do ano letivo participam nos projetos nacionais e internacionais promovidos pelo NUCLIO, permitindo assim uma partilha de experiências e resultados, apresentados pelos próprios estudantes; são distribuídos diplomas e prémios.

Normalmente a Festa das Estrelas integra o evento anula Science on Stage onde são escolhidos representantes portugueses para o grande festival internacional que dá nome a esta atividade. Os trabalhos a concurso, centrados na criação de pequenas experiências que ilustram princípios científicos e que podem ser produzidas sem grandes custos e em ambiente escolar, são expostos, apresentados e avaliados por um júri de seleção.

Em 2017 a Festa das Estrelas vai decorrer em 6 de maio de 2017  no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (veja mapa) em S. Pedro do Estoril.

Programa

Tarde

Para crianças (15:00h às 17:00h):
  • Cozinhando o Sistema Solar;
  • Jogos astronómicos.
Para professores  (15:00h às 18:00h):
  • Mini – mostra Science on Stage;
  • Inquiry com as mãos na massa;
  • Laboratórios on-line para o ensino das ciências.
Para o público em geral  (15:00h às 18:00h):
  • Observação do Sol com telescópios (caso as condições atmosféricas o permitam)

Noite

19:00h  – Lanche ajantarado ao som de música (Inscrição obrigatória – ver link no final da página)
 
21:00h – Café Ciência “O lado escuro da força” por Tiago Barreiro
 
22:00h – Observação do céu noturno com telescópios (caso as condições atmosféricas o permitam)

Resumo do Café Ciência

“O lado escuro da força”

Tiago Barreiro

Nos últimos vinte anos entrámos numa nova era de cosmologia de precisão, nunca se soube tanto sobre o nosso Universo. Ironicamente uma das consequências foi ficarmos conscientes de saber muito pouco. Descobrimos que a matéria comum constitui apenas 5% da energia do Universo. Os restantes 95% formam um lado escuro do Universo, constituído por não se sabe bem o quê. Vamos explorar este lado escuro e tentar fazer luz sobre o desconhecido.

Inscrição

A participação é gratuita. A inscrição é facultativa, excepto no caso do “lanche ajantarado”, mas por uma questão de gestão de meios seria conveniente conhecer o número de pessoas presentes em algumas atividades.

Inscrição na Festa das Estrelas 2017