FASCINIO

O fascínio do desconhecido, do que está mais além… tudo isto numa Festa!

Festa das Estrelas
No dia 3 de Dezembro de 2016, o NUCLIO leva a cabo a sua habitual Festa astronómica de fim de ano, a FASCÍNIO. Este ano, as actividades terão início pela manhã.

Às 10.30 realizar-se-á uma sessão de introdução à busca de asteróides, dedicada às famílias. Pais e filhos terão ocasião de analisar imagens recentes do céu e nelas procurar identificar a presença dos pequenos viajantes do Sistema Solar. Terão para isso a companhia e as explicações dos especialistas do NUCLIO. Recordamos que os jovens portugueses, no âmbito deste programa, já descobriram cerca de 150 asteróides… Venha também encontrar o seu!

Depois do almoço, teremos a construção e lançamento de foguetões de água. Esta actividade, dedicada aos mais novos, é sempre um momento de grande agitação e alegria. Todos são vencedores ao verem os seus desenhos a elevarem-se no ar!

misc

Para os que preferirem menos agitação, haverá actividades variadas, nomeadamente a construção de enfeites de Natal de motivo astronómico, e muitas mais, sob o lema Aprender é Divertido!

Ao longo da tarde, haverá telescópios com filtros adequados para permitir a observação do Sol. Pode assim ficar a conhecer melhor a face da estrela cuja energia permite a vida na Terra.

Depois de anoitecer, haverá um Café-Ciência, em que serão abordados os grandes momentos da Astronomia em 2016. Os participantes poderão interagir com um especialista em questões astronómicas, colocar todas as perguntas e elucidar todas as dúvidas sobre as matérias celestiais.

Para concluir, as maravilhas do céu nocturno serão exploradas com o auxílio de telescópios e dos especialistas do NUCLIO.

Festa das Estrelas

3 de Dezembro 2016

Fascínio – Festa de Astronomia e Ciência do NUCLIO

Lançamento do projecto CELESTE

PROGRAMA

10.00 – Inauguração do CELESTE – Centro para a Excelência na Aprendizagem das Ciências e Tecnologias com a presença de representante da Camara Municipal de Cascais

10:30 – 17:30 – Curso Space Awareness – formação certificada para professores (duração 6 horas)

10.30 – 12:30 – Procura de Asteroides – Pela primeira vez, vamos tentar,  calcular a órbita e re-observar  qualquer  novo asteroide ou cometa, descoberto durante a sessão, utilizando a rede global de telescópios ao dispor do NUCLIO. A Procura de Asteroides é feita no âmbito da International Astronomical Search Collaboration.

15.00 – 16:00  – Lançamento de Foguetões de Água

15.00 –  17:00 – Aprender é divertido – Atividades astronómicas variadas para crianças: relógio de sol personalizado, enfeites de natal astronómicos, jogo da memória astronómico, constelações, etc.

15:30  – 17:00 – Observação do Sol com telescópios* seguida de conversa para os mais pequenos sobre as últimas notícias “Space Scoop

20.30 – 22:00 – Café-Ciência – Grandes Momentos da Astronomia em 2016 – com Miguel Gonçalves (Comentador na RTP do programa “A Última Fronteira”)

22:00 – 23:30 – Observação do céu noturno com telescópios*

* se as condições meteorológicas permitirem

 

INSCRIÇÃO

A participação é gratuita e a inscrição (com exceção do curso que é feita clicando no link no programa) é facultativa. Mas por uma questão de gestão de meios seria conveniente conhecer o número de pessoas presentes em algumas atividades.

Inscrição na FASCINIO 2016