Detetives do Espaço

Os detetives procuram pistas e tentam descobrir o verdade… os cientistas fazem o mesmo.

Precisamos da tua ajuda.

Tens entre 10 e 13 anos e sonhas com viagens pelo espaço?

Gostarias de um dia visitar Marte?

Em Abril poderás dar os primeiros passos nessa grande aventura. Quem fará parte da tripulação? Como é que poderás chegar a Marte? E, lá chegado, o que haverá para fazer?

Vamos procurar as respostas para estas e outras perguntas, e construir a nossa própria missão ao planeta que tanto fascina a comunidade científica.

A aventura vai ter lugar no CIAPS nos dias 6, 7, 8 e 10 de Abril de 2017 entre as 10:00 e as 17:00.

No dia 8, se as condições atmosféricas o permitirem, haverá observações astronómicas com telescópios (à tarde será observado o Sol; à noite será a vez da Lua, dos planetas, de estrelas e nebulosas).

Inscreve-te aqui

Vamos selecionar 10 participantes para esta aventura!!

De acordo com os planos atuais de NASA e ESA, dentro de alguns anos existirá pelo menos uma base na Lua. Quem a vai construir, quem nela vai viver e trabalhar são os jovens que hoje frequentam a escola.

Serão sonhadores e construtores, serão exploradores, aventureiros mas prudentes, jogadores e ratos de biblioteca de sentidos apurados… engenheiros, técnicos, cientistas, cozinheiros, médicos e donos de milhentas outras capacidades.

Estão a preparar-se neste momento. Como? Estudando matemática e ciências e outras matérias, jogando, lendo, inventando… procurando o saber e a descoberta. É isso que propomos nesta semana de múltiplas e intensas atividades. Com auxílio da informática, mas também com as mãos e as mentes. Na Terra e no espaço. Com electrónica e papel. A dar cor ao invisível, numa contínua experiência de desafios diversificados que terá algo a oferecer a todos os interessados no futuro.

Vem ser um deles!

Esta é uma  atividade gratuita com a duração de 4 dias para jovens entre os 10 e 13 anos
Datas: 6, 7, 8 e 10 de abril de 2017 entre as 10h00 e as 17h00
Descrição

Os Detetives do Espaço vão investigar os diversos habitats do Sistema Solar, contar a história da exploração humana e anunciar os próximos passos.

O programa que o CELESTE propõe encoraja jovens investigadores a partirem à descoberta da tecnologia, das condições e dos desafios que nos levarão um dia a outros planetas – desde a programação à arquitetura de computadores e robôs, à análise das condições de vida dos viajantes, às sensações de pisar pela primeira vez mundos distantes.

Ao usar tecnologia acessível como os mini-computadores Raspberry Pi e formas de escrita de código simples e fáceis de utilizar, os participantes empregarão ferramentas e métodos semelhantes aos que são usados pelos cientistas espaciais para desenvolver missões tripuladas, com recurso a experiências hands-on e a estudos de planeamento.

O programa tem por base uma narrativa bem construída que levará os participantes numa jornada plena de surpresas, do maravilhamento à rampa de lançamento,  encorajando a criatividade, a descoberta e o trabalho de equipa.

Número máximo de participantes: 10
Número mínimo de participantes: 6 
Nota: Haverá intervalo para o almoço entre as 12h30 e as 14h30. O almoço poderá ser trazido de casa ou, em alternativa, poderá ser tomado na cafetaria do CIAPS, que terá um menu especial e de baixo custo (7 a 10 euros) para os participantes (assinalar na inscrição).
 

INSCRIÇÕES