Ciência em Família

A curiosidade não tem idade e a descoberta tem outro sabor quando é feita em família…

Ciência para o cidadão

cit-sciEstas sessões de utilização de plataformas para citizen science serão acompanhadas por especialistas (biólogos, geólogos, astrónomos, físicos, etc.) nas áreas específicas a focar: exploração planetária, monitorização ambiental, poluição luminosa e outras. Pretende-se mostrar aos interessados as inúmeras possibilidades que existem hoje em dia para que os cidadãos, amadores no completo sentido do termo, participem em programas de investigação científica, auxiliando os profissionais na aquisição de dados; para tal, serão demonstradas as potencialidades de diversas plataformas existentes na rede.

Datas a anunciar…

 

Visitas virtuais

vis-virtO CELESTE possui uma rede de contactos que torna possível a realização de visitas virtuais a algumas grandes infra-estruturas científicas (CERN, bases antárticas, observatórios), e a locais de grande interesse como reservas da Biosfera (Ilha do Príncipe). Estas visitas virtuais serão conduzidas por cientistas que conduzem a sua atividade nos locais a visitar, e que estão assim capacitados para elucidar da forma mais completa a curiosidade do público sobre o seu trabalho.

Datas a anunciar…

Pesquisa de Asteroides e observação remota

asteroidEm campanhas passadas, os jovens de escolas portuguesas já descobriram mais de 150 asteroides. Agora, o NUCLIO abre a possibilidade de novas descobertas ao público em geral, particularmente às famílias. Traga o seu filho para analisar imagens recentes do céu e tentar encontrar um desses objetos misteriosos!

Além disso, e pela primeira vez, vamos tentar determinar as órbitas dos novos objetos e procurar reencontrá-los no firmamento.  Para tal, vamos utilizar uma vasta rede de telescópios remotos e proceder às observações necessárias para ter imagens das regiões do céu onde os asteroides se encontram.

Local:

Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, S. Pedro do Estoril

Hora:

10h00

Datas da atividade:

3, 10 e 17 de dezembro de 2016

28 de janeiro de 2017

4, 11 e 18 de fevereiro de 2017

25 de março de 2017

1 e 8 de abril de 2017

 

Inscrições

Nesta página