Astronomia em Crescente – 28 Out. 2017

A sessão de Outubro de 2017 da Astronomia em Crescente contempla como é hábito 2 momentos ao longo do dia:
  • 16:30 – Observação do Sol
  • 21:15 – Conversa sobre Os 60 anos da Era Espacial
  • 22:00 – Observação do céu noturno
Como é habitual a atividade decorre no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal.

Resumo

Selo da União Soviética comemorativo do programa Sputnik.

Os 60 anos da Era Espacial

José Saraiva (NUCLIO)
No dia 4 de Outubro de 1957 a URSS colocou em órbita terrestre uma pequena esfera metálica contendo um emissor de rádio. Nos dias que correm tal feito pode parecer algo de insignificante, mas nessa altura foi um acontecimento capaz de perturbar seriamente uma boa parte da população mundial. A Humanidade dava o primeiro passo real em direção à fronteira espacial.
Ao longo destes 60 anos já perdemos a conta à quantidade de foguetões, satélites, sondas, naves, estações orbitais que foram lançados. Estudaram-se planetas, satélites, asteroides e cometas, mas também galáxias, estrelas e exoplanetas. As rivalidades geopolíticas desempenharam um papel importante nesta corrida ao espaço. Elas prosseguem, mas agora temperadas pelos esforços privados de capturar parte do bolo e transformar a conquista do espaço numa atividade lucrativa.
O futuro é sempre uma incógnita, mas os planos atuais (sujeitos a alterações ao sabor de eleições e outras escolhas políticas) preveem a continuação do sonho espacial. Veremos quais das suas ramificações se tornam realidade.

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *